A minha avó ___________.

9 Nov

A frase acima está na coluna da semana no Bolsa de Mulher.

25 Respostas to “A minha avó ___________.”

  1. Rosana Caiado Ferreira Novembro 9, 2010 às 8:01 #

    balança a barriga, usa roupa florida, gosta de ganhar de presente talco e sabonete

  2. W Novembro 9, 2010 às 8:57 #

    passou boa parte da minha juventude me chamando para fazer um lanche com ela na Confeitaria Colombo. eu nunca fui, achava que era “mico”. ela morreu e nunca fomos. um dos maiores arrependimentos da minha vida

  3. Laila Jardim Novembro 9, 2010 às 9:54 #

    é perfeita de todas as maneiras

  4. Mari Pamplona Novembro 9, 2010 às 12:17 #

    era toda enrugadinha, surda, braba, falava com a televisão, cheirava rapé, estava sempre de coque e usava anágua.

  5. Dea Novembro 9, 2010 às 13:22 #

    morreu antes de eu nascer.

  6. rob Novembro 9, 2010 às 14:21 #

    cozinha muito mal, não é boazinha e diz que casar e ter filho é a maior bobagem que uma mulher pode fazer na vida

  7. Anónimo Novembro 9, 2010 às 14:34 #

    tinha a doçura que faltava em meu avô.

  8. Alê Novembro 9, 2010 às 14:58 #

    tem 11 netos e 8 bisnetos.

  9. - Novembro 9, 2010 às 15:38 #

    pela mamãe era enrugadinha, miudinha mas linda nas fotos antigas, a minha avó pelo papai era igualzinha a ele hoje em tudo.

  10. W Novembro 9, 2010 às 17:20 #

    , a que ainda está viva, tem 94 anos, lembra de tudo, adora sacanagens e diz coisas como: “caga o rei / caga o papa / de cagar ninguém escapa”

  11. Deise Novembro 9, 2010 às 20:06 #

    já não sabe mais quem sou.

  12. Deise Novembro 9, 2010 às 20:07 #

    mora na minha memória.

  13. Deise Novembro 9, 2010 às 20:08 #

    fazia a melhor farofa do mundo.

  14. Deise Novembro 9, 2010 às 20:13 #

    usa roupas floridas, gosta de verde, usa muito laquê no cabelo, adora um chopp e faz questão de fazer as unhas toda semana. minha avó é muito vaidosa. libriana como eu, dividimos muitas velinhas. minha avó tem cara de brava, mas conquista pelo estômago. autora da receita da melhor farofa do mundo. minha avó adora ver novela e almoçar com filho, nora e netas. minha avó teve filho cedo, encontrou o amor de sua vida depois do primeiro filho já nascido.

    minha avó mora na minha memória. faço questão de não esquecer e, vez ou outra, conto a ela – na crença que ela gosta de ouvir – quem ela é.

  15. Deise Novembro 9, 2010 às 20:22 #

    declamava poesias. Minha avó recolhia roupas nas casas em que trabalhava e depois levava para ajudar as pessoas de sua terra. Minha avó tinha o espírito andarilho, escolhia um ônibus e um destino na rodoviária, e ia. Minha avó ouvia vozes. Tinha amigos em Senador Camará e falava muito. Minha avó dizia que se passarinhos pegassem fios do meu cabelo no chão, fariam um ninho e eu teria enxaquecas terríveis. Minha avó ensinava português a crianças carentes. Minha avó tentava aprender inglês para ensinar as crianças carentes, e chamava ‘tomorrow’ de ‘tômôrrou’. Minha avó tinha um irmão chamado Affonso que, apesar de tio-avô, foi meu único e melhor avô. Vovô Affonso se dizia mais velho que minha avó que, por sua vez, se dizia mais velha que Vovô Affonso. Nunca soubemos a verdade, os dois se registraram adultos. Minha avó escolheu seu sobrenome: Félix, que eu adoraria ter herdado. Minha avó uma vez me disse que sou prima em quinto grau de D. Pedro I. Minha avó também me contou que sua avó era índia, e é por isso que sou morena.

    Minha avó tinha o espírito livre, e ver-se presa em uma cama a entristeceu muitíssimo. Ela sempre disse que o mundo se acabaria em um dia de muita festa e carnaval, em 1992, quando todo mundo menos esperasse. Minha avó morreu em 31 de dezembro de 1992, quando ninguém mais esperava. Minha avó morreu de tristeza porque viveu uma vida de muita alegria.

  16. Deise Novembro 9, 2010 às 20:26 #

    cantarolou.

    foi meu pai quem me contou. ele e minha mãe a levaram para um lanche fora da casa de repouso que ela habita, como presente de aniversário. Minha avó comeu quindim e bebeu café – que ela sempre adorou.

    perguntei a meu pai se ele acha que ela gostou, e ele respondeu: ‘tive a impressão que ela até cantarolou’.

    esse amor de filho me emociona.

  17. Deise Novembro 9, 2010 às 20:28 #

    tem Alzheimer. minha outra avó tinha Esquizofrenia que, já no fim de sua vida, foi diagnosticada como esclerose – e nunca soube o que ela tinha de verdade.

    meus genes não são dos melhores em questões neurológicas. mas não trocaria minhas duas avós por nenhuma outra. e tenho dito.

    adorei esse complete da vovozinha, que me fez relembrar as minhas duas 🙂

  18. Novembro 10, 2010 às 13:38 #

    É chata, mas eu gosto dela.

  19. dandan Novembro 11, 2010 às 21:14 #

    não me deixou muitas lembranças… Mas sua irmã, minha tia-avó, sim: farofa de tatuí que pegava, especialmente, para o famoso prato, qdo ia a praia em Niterói.

  20. Jupira Manoela Novembro 12, 2010 às 2:09 #

    me ensinou a dançar música lenta encima dos seus pés, foi a primeira pessoa que me levou à praia, ao cinema, ao teatro, a um restaurante…nesse feriado eu planejava fazer algumas dessas coisas com outra pessoa. Parece que ela descobriu, rogou praga e não deu certo…Vovó Lolita é leonina…leoninos são muito ciumentos…

  21. Dani Novembro 12, 2010 às 12:37 #

    é a mesma avô da Deise Lima que a descreve bem melhor que eu 🙂

  22. Lucia Novembro 17, 2010 às 14:55 #

    era muito calada ;gostava muito de jogar baralho

  23. Rê Brito Novembro 18, 2010 às 11:15 #

    é o meu maior exemplo para tudo na vida!

  24. F. Novembro 22, 2010 às 10:44 #

    tá ficando esquecidinha… 😦

Trackbacks/Pingbacks

  1. A minha avó ____________________. « Jardim das Margaridas - Novembro 11, 2010

    […] vovozinhas fizeram tanto sucesso lá com a dona do Complete, que resolvi publicar […]

Deixe uma Resposta

